24 maio, 2012

Isabel Allende

Até hoje não havíamos sido apresentadas, o que acho uma pena. 
Hoje (24/05/2012), não acordei muito bem, várias questões na cabeça, outras muitas para serem resolvidas...e uma tristeza que não sei definir, se é legítima ou uma legítima TPM...vai saber! Enfim, o interessante é que recebi a indicação do vídeo desta mulher apaixonante e não fui indiferente. Acabei de assistir e fui me inteirar sobre sua rica história. Vou colocar aqui apenas alguns pontos sobre a Isabel para que antes de assistir o vídeo saiba com quem está tratando...rs. Empolgante, deu um plus no meu dia.





Dados retirados do Wikipédia:


Isabel Allende Llona (Lima, 2 de Agosto de 1942) é uma jornalista e escritora chilena. Apesar de ter nascido em Lima, sua família logo voltou para o Chile, sua terra natal. Atualmente está radicada nos Estados Unidos da América.

É filha de Tomás Allende, funcionário diplomático e primo irmão de Salvador Allende ( Salvador Allende foi o primeiro presidente de república e o primeiro chefe de estado socialista marxista eleito democraticamente na América Latina, governou o Chile de 1970 a 1973, quando foi deposto por um golpe de estado liderado por seu chefe das Forças Armadas, Augusto Pinochet.) , e de Francisca Llona.

Isabel é considerada uma das principais revelações da literatura latino-americana da década de 1980. Sua obra é marcada pela ditadura no Chile, implantada com o golpe militar que em 1973 derrubou o governo do primo de seu pai, o presidente Salvador Allende (1908-1973).

Escreveu A casa dos espíritos (1982) e ganhou reconhecimento de público e crítica. A obra foi filmada em 1993 por Bille August, com Jeremy Irons e Meryl Streep. Em 1995 lançou o livro Paula, que a autora escreveu para a sua filha que estava em coma devido a um ataque de porfiria ( grupo de distúrbios herdados ou adquiridos que envolvem certas enzimas participantes do processo de síntese do heme. Estes distúrbios se manifestam através de problemas na pele e/ou com complicações neurológicas). Como a autora não sabia se a sua memória voltaria após a saída do coma, Isabel Allende resolveu contar a sua história para auxiliar a filha a lembrar dos fatos. Paula passou a ser então um retrato auto-biográfico. Sua filha não voltou do coma e morreu um tempo depois.



 

Um comentário:

  1. este site é um espectáculo para sabermos alguma coisa de isabel allende....

    ResponderExcluir

Quem gostou da Ideia